terça-feira, 2 de junho de 2009

Borscht

Acredita-se que o Borscht é originário de Ucrânia, mas é parte importante de toda herança culinária da Europa Oriental e Central. Borscht pode ser servido quente ou frio, dependendo da estação do ano. É uma sopa agridoce feito de beterraba fatiada ou ralada, cozida em caldo de galinha. O creme de leite (pode ser azedo ou não), não é misturado ao Borscht e sim colocado no centro do prato quando a sopa é servida.

INGREDIENTES:
4 beterrabas grandes cortadas em cubos
1 repolho pequeno cortado em tiras bem finas2 tomates cortados sem pele e sem sementes
2 batatas cortadas em cubos1 cebola ralada1 colher de chá de kümmel
1 litro de caldo de galinha
1 colher de sopa de vinagre pimenta-do-reino moída na hora
Creme de leite azedo
Sal

MODO DE PREPARO DO CALDO:
É sempre melhor usar o caldo feito em casa. Pode ser preparado de uma só vez e congelado em cubos de gelo. Basta colocar para ferver em uma panela grande pescoços e pés de frango ou de galinha (fica melhor) com três litros de água, 1 garrafa de vinho branco seco, 1 salsão de sopa, um punhado de pimenta do reino branca em grão, 1 cebola, 1 maço de salsinha e 2 dentes de alho. NÃO PONHA SAL. Deixe cozinhar por umas duas a três horas em fogo baixo de panela destampada. Quando o volume reduzir para a metade, côa e acerte o sal. Deixe esfriar e guarde em cubos de gelo para estar sempre pronto para ser usado.

MODO DE PREPARO DO BORSCHT:
Leve o caldo de galinha ao fogo, acrescente as beterrabas, os tomates e as batatas e deixe cozinhar em fogo lento até que as beterrabas fiquem macias. Com a ajuda de uma colher de pau, comprima os legumes contra as paredes da panela até amassá-los.
Adicione o repolho, a cebola, o vinagre, o kümmel, sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por mais 20 minutos em panela parcialmente tampada.
Bata tudo no liquidificador ou no processador de alimentos acrescentando o caldo aos poucos. Continue até que fique um creme bem homogêneo.
Se for servido quente está pronto, se for frio,deixe efriar e leve à geladeira por cerca de 2 horas. Sirva a sopa, com 2 colheres de creme de leite azedo em cada prato.

MODO DE PREPARO DO CREME AZEDO:
Fazer creme azedo às vezes é mais fácil que comprar. Veja como é simples:
Misture 250 ml de creme de leite fresco com uma colher de sopa de suco de limão coado. Deixe fora da geladeira por aproximadamente 3 a 4 horas. Mexa para deixar bem homogêneo.

Serve 6 pessoas como entrada ou quatro como prato principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário