quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Marmelada da minha Avó e Geleia de Marmelo


Para não fugir à regra, lá fiz eu "toneladas" de marmelada, como todos os anos!
O que custa não é propriameete fazer a marmelada, mas sim descascar cortar e aproveitar o caroço de sei lá quantos marmelos, que no fim de preparados eram quase 6 kg de fruta!
Mas já está a tarefa cumprida! Para o ano certamente haverá mais!
A receita de marmelada que eu faço é a que a minha avó e a minha mãe me ensinaram, apesar de estar sempre a ouvir e lêr outras versões de marmelada!
E como ao fazer a marmelada se aproveitam sempre os caroços para a geleia, deixo também aqui a receita da geleia como sempre se fez cá por casa!

Marmelada

Ingredientes:

1kg de marmelo limpo
1kg de açúcar
1dl de água

Preparação:

Levar os marmelos cortados em pedaços ao lume com o açúcar e a água. Deixar cozer bem. Quando tudo estiver cozido, reduzir a puré com a varinha mágica, de modo a ficar uma mistura homogénea. Deixar ferver mais um pouco até atingir o ponto de estrada.
Deitar em tacinhas e deixar secar com uma tampa de papel vegetal embebida em aguardente.


Geleia de Marmelo


Colocar todos os caroços dos marmelos num tacho e juntar água.
Deixar esta mistura ferver, o que demora algum tempo, até reduzir bastante. Coar a mistura por uma gaze fininha, e medir o líquido, agora limpo de impurezas.
Por cada litro de líquido, juntar 1kg de açúcar. Levar novamente ao lume a ferver até atingir o ponto desejado, mais ou menos espessa.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário