terça-feira, 17 de abril de 2007

Os Segredos da Cozinha do Vaticano

Esse post já está no rascunho há tanto tempo que nem é mais novidade, mas, efim, aqui vai.

Ao ver o menu de um jantar em homenagem a sua coroação, o papa João Paulo II disse humildemente: "Não precisava se incomodar, pizza e pasta era suficiente". Essa é uma das curiosidades reveladas pelo livro Os Segredos da Cozinha do Vaticano, de Eva Celada. Para a autora, a obra em questão é possivelmente a mais trabalhosa e complexa realizada por ela em sua carreira como escritora gastrômica. Uma das dificuldades em que esbarrou foi incluir na obra 20 séculos de gastronomia. Outro desafio foi conseguir levar a pesquisa adiante, dificuldade que a autora atribui ao "segredo excessivo com que o Vaticano afronta todo o doméstico que é considerado de 'índole privada' até alguns limites realmente curiosos.

O livro descortina uma série de curiosidades e surpresas gastronômicas. A autora revela, por exemplo, que no século XIII, na Corte de Roma, consumia-se lagosta trufada; que o próprio Benedicto III sugeriu a receita dos ovos beneditinos sobre leito de bacalhau; e que as cozinhas vaticanas da Idade Média preparavam marzipan de água de rosas.

Segundo Eva Celada, as principais características da cozinha do Vaticano são o consumo de aves e peixes, mariscos em combinação com outros produtos, como arroz e massas, embutidos e aperitivos, esses últimos, valorizados em todas as épocas. A lista da autora segue com tortas doces e salgadas apresentadas das mais variadas formas e molhos feitos com verduras. Ela conta ainda que outros componentes característicos são a sorveteria, a doceria e o tratamento da fruta.

A autora:
Escritora e jornalista especializada em gastronomia, Eva Celada é também presidente da Academia de Gastronomia de Palência, diretora da agência de imprensa Hydra, diretora e apresentadora do programa de gastronomia Con mucho gusto (Com muito gosto, transmitido pelo Popular TV) e colaboradora de diversos meios de comunicação. Também são de sua autoria os livros La Cocina de la Casa Real Española, La Cocina de la Casa de Albay, e No Haga Zapping, Haga la Cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário