quarta-feira, 11 de abril de 2007

Risoto de Frango e Ervilhas

Desde que descobri o "maravilhoso mundo" dos Risottos, quase que não passa um mês sem se fazer um cá em casa!
Desta vez foi de frango e ervilhas. A cenoura foi só para não se estragar a que eu tinha utilizado no caldo!
Estava bem bom, apesar de, na opinião de um dos comensais, o arroz ainda estar um bocadinho rijo! Paciência!

Ingredientes:

Peito de frango
Arroz para risotto (arbório)
ervilhas
1 cenoura
salsa
louro
cebola
azeite
cravinho em grão
pimenta em grão
Queijo parmesão
vinho branco
sal e pimenta
Manteiga

Preparação:

Comecei por fazer o caldo de frango: levei uma panela ao lume com água temperada de sal, com 1 cebola com 3 cravinhos espetados, 1 cenoura, 1 ramo de salsa, 1 dente de alho esmagado, 1 folha de louro e alguns grãos de pimenta. Assim que levantou fervura juntei os peitos de frango e deixei cozinhar durante 1 hora em lume brando.
Depois foi só retirar a carne, partir em cubinhos e coar o caldo! (e aproveitei também a cenoura que parti também em cubinho e juntei ao risotto!)
Numa panela levei ao lume um pouco de azeite, cebola picada e deixei refogar ligeiramente. Juntei depois 1 chávena de ervilhas congeladas que envolvi no refogado e o arroz próprio para o risotto. Mexi bem e juntei 1 copo pequeno de vinho branco.
Reduzi o lume para o mínimo e fui mexendo até todo o vinho se evaporar. Começei depois a juntar o caldo de frango (dobro da quantidade do arroz) aos poucos e poucos, apenas juntando mais quando o anterior estivesse embebido. Sempre, sem parar de mexer e com o lume no mínimo.
Assim que o arroz embebeu todo o caldo juntei os pedaços de frango, e os cubinhos de cenoura, mexi a envolver tudo e juntei finalmente 50gr de queijo parmesão acabado de ralar, e 1 colher de chá de manteiga. Provei, rectifiquei de sal e juntei um pouco de pimenta de moinho! Mexi uma ultima vez, desliguei o lume e estava o risotto pronto!

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário