quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Leite Creme



E depois dos camarões gratinados e do arroz de pato, vem a sobremesa. Para além de umas uvas que eu não dispenso a fruta, tinha também este doce bem tradicional português.
Devo dizer que já segui dezenas de receitas de leite creme, e que já o fiz de variadíssimas maneira, mas acho que depois de tanta experiência e tentativas encontrei a receita que me satifaz plenamente. Aqui vai ela:

Ingredientes:

1 litro de leite magro
casca de limão
pau de canela
350g de açúcar
60g de farinha
6 gemas batidas

Preparação:

Ferva o leite com a casca de limão e o pau de canela.
Num tacho, misture o açúcar e a farinha e adicione pouco a pouco o leite fervido até envolver toda a mistura que, mexendo sempre, deverá voltar ao lume para ferver até engrossar.
Adicione, pouco a pouco as gemas batidas ao creme, e leve-o de novo ao lume, apenas 2 minutos para cozer as gemas, sem nunca deixar de bater.
Coloque o leite-creme numa travessa e, depois de arrefecido, espalhe por cima um pouco de açucar queime-o com uma pá própria.

Nota: Nunca deixem de queimar o leite creme com a pá! Ou na hora, para quem gosta de uma camada de açúcar mais crocante e quente, ou de véspera, para quem gosta mais do açúcar já líquido a formar o molhinho. Queimar o leite creme é indispensável... é que eu já vi de tudo...até colocarem-lhe caramelo líquido por cima . Ah, já agora... deixem-se de leite creme de pacote! Depois de provarem este vão ver que não há leite creme de pacote que vos sirva!

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário