sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Torta de Laranja Merengada



E para finalizar a refeição, juntamente com um ananás delicioso que me tinham trazido dos Açores, fiz a Torta de Laranja Merengada, que é uma delícia!
A receita foi-me cedida pela minha amiga MJ. Deixo aqui a história desta torta que apesar de só agora fazer parte da minha cozinha, faz, há já muitos anos parte da vida dela:

"...esta receita estará para sempre ligada às férias. Era a minha sobremesa preferida quando iamos para as Termas. O meu irmão é asmático e durante 10 anos fomos para a Felgueira (perto de Nelas-Viseu) e ficavamos sempre no mesmo sítio - a Pensão Maial (que infelizmente já não existe!). Era lá que faziam esta torta e a dona da pensão levava algumas senhoras em excursões pela cozinha para lhes dar algumas receitas e ensinar os respectivos truques! "

Ingredientes:

6 ovos inteiros
1 laranja (raspa e sumo)
300gr de açucar
3 claras
100gr açúcar

Preparação:

Bate-se (mas pouco) os 6 ovos inteiros com o sumo e raspad da laramja e as 300gr de açúcar, e vai ao forno num tabuleiro bem untado de manteiga.
Depois de cozida, tira-se a torta do forno e deitam-se as 3 claras batidas em castelo com as 100gr de açucar e vai novamente ao forno a alourar as claras.
Vira-se num pano molhado com açucar.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário