sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Arroz verde

Por algum motivo que até eu desconheço, um belo dia encasquetei com a idéia de fazer arroz com brócolis bem verdinho, como aqueles que se come em restaurantes. Na primeira vez, tentei da maneira mais simples, cozinhei arroz e brócolis juntos. Nada. Nenhum verde. Tudo bem, era a primeira tentativa, ainda havia outras possibilidades.

Minha mãe me sugeriu utilizar bicarbonato de sódio durante o cozimento, mas eu queria despertar o verde no arroz por outros meios. Pedi dicas até em uma comunidade do orkut, então me sugeriram bater parte do brócolis no liquidificador junto com a água que seria utilizada para cozinhar o arroz. Pelo que me lembro, tentei com a flor do brócolis, com partes de cabos e até com as folhas, passando depois por uma peneira, não passando, ou seja, fiz a gororoba de todo jeito, mas nada de conseguir um verdinho decente.

Apelei então para esse blog de leitura diária e já tinha até me convencido de que meu e-mail não tinha chegado quando eis que um dia, inesperadamente, me deparo com um post sobre... arroz com brócolis! Ainda não era a solução para a dúvida que me atormenta, mas, nos comentários, a autora desse blog caprichado contou que consegue um arroz bem verdinho batendo cheiro verde no liquidificador com a água que irá para o arroz. Yes!, pensei, guardando a dica na minha cabecinha.

Essa semana, resolvi tentar. Usei cerca de meio maço de cheiro verde - porque a salsa já estava ficando meio nacionalista, toda verde e amarela, e não queria exagerar na cebolinha - para uma xícara de arroz. Consegui um verdinho discreto, mas foi meu melhor resultado até agora. Por causa do problema com a câmera (que vou resolver ainda hoje, oba!), não tenho foto do arroz. Bom, ainda outra vez tentarei preparar o arroz verde usando salsa e cebolinha, só que agora com um maço inteiro e novinho, antes de apelar para o bicarbonato de sódio. Depois conto aqui o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário