terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Mousse de chocolate

Estava toda animada ontem para postar fotinhos aqui, mas não consegui nem tentar... Justo agora que comecei o blog de comidinhas minha câmera entrou em greve e não há maneira de eu conseguir ligar a dita cuja, não sei o que aconteceu. Com isso, a foto da torta de maçã, que está há meses na máquina, vai ter de continuar lá mais um tempo, assim como as fotos do que cozinhei no fim de semana. Hoje queria escrever um post dedicado à minha mãe, mas sem a colaboração da câmera vai perder a graça. Também não consegui fazer a foto que imaginei para o perfil do blog. Que balde de água fria! Mas para não ficar sem escrever no meu caderno enquanto tento fazer a câmera trabalhar, deixo aqui uma receita que minha tia-madrinha me pediu no fim do ano e ainda não passei para ela. Peguei alguns anos atrás nesse site aqui, que costumava visitar todos os dias. É uma receita simples e imagino que cada um tenha a sua. A que mais gosto de fazer é essa, por causa do café, que quebra um pouco o gosto doce da mousse.

Mousse de chocolate

Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo
1/2 tablete de margarina
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de café
conhaque (a gosto)

Como fazer
Comece separando as claras das gemas e picando o chocolate grosseiramente.
Coloque o chocolate, a manteiga e o café em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até obter uma mistura homogênea. Reserve.
Bata as gemas com o açúcar em uma batedeira até que fiquem esbranquiçados. Junte a mistura de chocolate derretido e bata bem. Acrescente o conhaque e bata mais um pouco.
Bata as claras em neve, junte 1/3 delas à mistura de chocolate e mexa bem. Incorpore o restante delicadamente e coloque em tigelas individuais ou numa grande. Deixe na geladeira por 6 horas.
Depois de pronto, acho bonitinho enfeitar com raspas de chocolate, folhas de hortelã, cereja. Agora me ocorreu que com nozes picadas também fica bom. Hummm, nozes com chocolate...

Nenhum comentário:

Postar um comentário