sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Quibe na forma

O mundo dos food blogs ou diários da comida, como brinca meu marido, ou receitóblogs, como me ensinou a Dadivosa que é o nome deles em Portugal, é muito generoso, recheado de receitas e idéias compartilhadas, tanto que mais tenho navegado por aqui do que consultado minha estimada coleção de livros de receitas. Essa daqui encontrei no blog da Silvia Arruda e preparei no fim de semana. Segui a receita quase à risca, a única diferença é que substituí o caldo de carne por tempero árabe, mas acho que deveria ter usado mais. Para o meu gosto, poderia ter ficado um pouco mais temperadinho.

Vou postar a receita exatamente como encontrei no blog da Silvia, inclusive com as observações dela.

Quibe na forma

Ingredientes
400 g de carne moída (eu uso patinho)
Uma xícara (chá) de trigo para quibe (coloque de molho um dia antes)
Um tablete de caldo de carne -------- substituí por tempero árabe, foi a única diferença
Uma cebola bem picadinha
Um pimentão verde bem picadinho
Cheiro-verde picadinho
Uma colher de sopa de margarina

Modo de fazer
Dissolva o caldo de carne em meia xícara de chá de água fervente. Deixe esfriar um pouco e misture à carne moída (já vou avisando, numa tigela grande). Espere uns dez minutos para que a carne pegue o gostinho do caldo.
Enquanto isso, você pode ir picando a cebola, o pimentão e o cheiro-verde. Reserve.
Escorra o trigo para quibe (que você deixou de molho de um dia para outro, lembra?) e misture à carne moída. Acrescente a cebola, o cheiro verde, o pimentão e a margarina.
Misture tudo com as mãos (isso mesmo, nega, tem que pôr a mão na massa!!)
Depois de tudo bem misturado, coloque o quibe em uma forma refratária untada com margarina e leve ao forno médio.
Depois de 1h de forno, dê uma olhadinha. O quibe deve estar com cor de quibe, manja? Bem moreninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário