domingo, 6 de dezembro de 2009

Almôndegas de Peixe

Já se sabe que cá em casa não há sobras de comida que não se aproveitem. E estas almondegas de peixe vêm comprovar isso mesmo. Apesar de não serem inteiramente feitas com sobras de outra refeição, pois a quantidade não chegava, são ideais para aproveitar restinhos de peixe cozido, grelhado ou assado e de batata cozida.
Ficaram muito saborosas e quem comeu gostou e elogiou!

Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

1 batata cozida de dia anterior
2 filetes de peixe grelhados do dia anterior (era apenas 1/2, ao qual eu juntei mais 2 filetes de peixe pequeninos que tinha lá em casa, depois de os saltear na frigideira com um pouco de azeite
pão ralado q.b.
sal e pimenta
1 ovo
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
água q.b.
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de salsa picada

Preparação:

No robot de cozinha misture o peixe limpo de peles e espinhas, a batata e o ovo. Accione o robot até ficar com uma pasta. Vá acrescentando depois o pão ralado, aos poucos e poucos até obter uma pasta moldável em bolinhas. Rectifique de sal e pimenta, misture bem e molde bolinhas do tamanho de nozes.
Entretanto leve um tachinho ao lume com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho previamente picados. Acrescente a polpa de tomate e a salsa picada e um pouquinho de água para fazer um molho. Tempere de sal a gosto. Quando começar a ferver, acrescente as almôndegas e deixe cozinhar 10 minutos, com o tacho tapado e acrescentando um pouco mais de água se necessário.
Sirva as almôndegas com massinhas temperadas com uma colher de molho pesto.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário