domingo, 13 de dezembro de 2009

Carré de vitelo, nosso almoço de ontem

Esse foi o almoço servido em casa ontem. Sem tirar nem por. A turma me parece gostou muito e por pouco não passo o vexame da escassez. Era só que faltava!!! Então se sua turma também for forte, faça essa quantidade para quatro, ficando menos tenso que eu.
O carré de vitelo é uma das melhores carnes do vitelo. Muito delicado, mas saboroso por causa dos ossos todos. O adocicado/picante do chutney dá um sabor especial. Se você não tiver chutney de manga, pode ser de outras frutas doce azedas.

INGREDIENTES:
2 carrés de vitelo (aquela parte que cortada em fatias é a costeleta)
3 colheres de sopa cheias de Chutney de Manga
2 colheres de sopa de mostarda tipo Dijon
1 colher de sopa de manjericão fresco
2 taças de vinho branco seco
100 ml de azeite
1 pimenta dedo de moça cortada ao meio, sem as sementes
sal

MODO DE PREPARO:
Tire os carrés da geladeira. Coloque todos os ingredientes menos a pimenta e o manjericão, em uma tigela. Com um batedor de claras, bata tudo até que fique bem homogeneo. Agora junte o manjericão e a pimenta.
Deixe os carrés de molho por duas horas, virando depois de uma.
Pré aqueça o forno a 160 ºC. Quando atingir a temperatura, coloque a carne em uma assadeira (não muito maior que os carrés), com um pouco do molho. Quando começar a assar, comece a regar. Depois de 30 minutos, vire e regue. A cada 30 minutos regue e vire novamente.
O tempo de forno não deve exceder a 2 horas. Se depois de uma hora e meia estiver ficando macio, abaixe para 120 ºC.
Quando a carne estiver macia troque a assadeira por uma limpa untada com azeite apenas.
Leve a assadeira que saiu do forno para cima do fogão, acenda fogo baixo e tire a pimenta dedo de moça. Coloque na assadeira o que sobrou da marinada e com uma colher de pau raspe bem e limpe o fundo. Deixe reduzir para a metade. Fatie a carne e sirva com o molho.

Serve 6 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário