quinta-feira, 15 de março de 2007

Almôndegas de peixe

Precisava encontrar uma maneira diferente de usar o pacote de filés de pescada congelada que ainda tinha em casa, o marido faz restrições a alguns tipos de peixe e, não, ele não é fã do escamoso em questão e claro que não pretendo traumatizá-lo obrigando a comer algo de que não gosta, isso é muito chato. Por isso, tinha de encontrar uma receita que disfarçasse o gosto da pescada e achei essas almôndegas nesse site de onde já tirei inúmeras coisinhas gostosas. Essas delicadas bolinhas de peixe são muito fáceis de preparar e o marido aprovou o resultado, disse que quase não se notava o gosto da pescada. Bingo! Para completar, essas almôndegas são assadas e não fritas, portanto, mais saudáveis. Bingo mais uma vez!

A receita pede 500 g de linguado ou de pescada limpos, usei 300 g de filés de pescada e foi suficiente, mas pode ser que com mais fique ainda melhor. Substituí as raspas por gotas de limão e não usei pimenta. Não gostei muito foi do molho de limão que preparei. Substituí o creme de leite por dois copos de iogurte natural desnatado, mas achei que não funcionou muito bem. Além disso, só depois que já tinha dado início à preparação do molho, notei um pequeno erro na receita, que diz para adicionar leite, mas não menciona a quantidade. Escrevi um e-mail para o site, vamos ver o que acontece. (Update: Rita Lobo gentilmente respondeu informando que são 2 xícaras de chá de leite) Também achei que o molho rendeu demais em relação ao número de bolinhas, acho que na próxima vez vou de tomates mesmo ou sigo a receita do molho à risca.

Sem fotinho dessa vez.

Almôndegas de peixe ao molho de limão

Ingredientes
500 g de linguado ou de pescada limpos
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
raspas de 1 limão (usei gotas de limão no lugar)
3 colheres (sopa) de hortelã picada em tirinhas
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora (não usei)
azeite de oliva para untar

Como fazer
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Com o auxílio de um pedaço de papel-toalha, unte uma assadeira grande com azeite.
2. No processador de alimentos, bata todos os ingredientes por cerca de 2 minutos ou até obter uma pasta homogênea.
3. Para fazer as almôndegas, meça 1/2 colher (sopa) da pasta, enrole uma bolinha com as mãos e coloque na assadeira untada com azeite. Repita o procedimento com toda a pasta.
4. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. A cada 5 minutos, chacoalhe a assadeira para que as almôndegas assem por igual. Reserve.

Molho de limão

Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena picada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
suco de 1 limão grande
raspas de 1 limão grande (não usei)
1 pitada de sal

Como fazer
1. Leve uma panela com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola e mexa com uma colher de pau por 5 minutos. Junte a farinha de trigo e continue mexendo por mais 2 minutos.
2. Retire a panela do fogo e acrescente o leite, o creme de leite e misture bem com um batedor de arame (fouet) ou com uma colher de pau. Leve a panela ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o suco e as raspas de limão. Tempere com sal.
3. Transfira as almôndegas para a panela do molho e deixe cozinhar por 5 minutos. Sirva com macarrão, arroz ou cuscuz marroquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário