quinta-feira, 1 de março de 2007

Torta de aveia, cebola e queijo

A receita dessa torta estava guardada no meu e-mail desde janeiro. Essa semana, procurando comidinhas light, resolvi testá-la e digo que foi aprovada com louvor. Não sei se adiantou a torta ser leve, porque comi fatias generosas, que vergonha!

Encontrei a receita nesse blog aqui. Não segui à risca apenas porque acrescentei uns poucos ingredientes. Segundo a Marie Amélie, a receita original é de um livro de comida natureba da Melhoramentos. Ela disse que costuma fazer com farinha de trigo comum, mas usei farinha de trigo integral e gostei bastante. A Marie Amélie também conta que o tipo de aveia não faz muita diferença no resultado final e aconselha a não usar queijo gordo, para evitar que o recheio fique gorduroso demais. Como não temos restrições a ricota aqui em casa, foi o que escolhi, acrescentando uns temperinhos, para dar mais graça. Vou postar a receita como fiz, mas deixo aqui um link para a da Marie Amélie. Aliás, um ponto positivo dessa torta é que ela pode ser facilmente modificada e adaptada ao gosto de cada um.

Torta de aveia, cebola e queijo

Ingredientes
Massa
125 g de aveia em flocos
125 g de farinha de trigo integral
125 g de margarina
Água
Sal

Recheio
2 cebolas grandes em rodelas
1 xícara de leite
250 g de queijo amassado
2 ovos
2 tomates picados
Cheiro-verde
Orégano
Sal

Como fazer
Misture a aveia, a farinha e a manteiga com as mãos até a massa ficar bem homogênea. Adicione sal a gosto e, se necessário, água para dar liga. Use a massa para forrar um pirex refratário de 25 cm de diâmetro.

Corte as cebolas em rodelas e leve ao fogo com um pouco de óleo até murcharem e dourarem um pouco. Quando estiverem quase ficando prontas, acrescente os tomates picados, deixe mais um pouquinho, apague o fogo e reserve. Em um recipiente separado, misture o leite com os ovos, adicione o queijo bem amassado, acrescente as cebolas e tempere com cheiro-verde, orégano e sal a gosto. Cubra a massa com o recheio e leve o pirex ao forno pré-aquecido em temperatura média por 30-40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário