quarta-feira, 7 de março de 2007

Gelado de manga e laranja

Adoro manga com todas as minhas forças, acho que Deus estava mesmo em um bom dia quando criou essa fruta. Manga in natura, suco de manga, musse de manga, molho de manga, pra mim tudo está valendo e agora descobri esse gelado de manga e laranja. A receita é de um livro de cozinha vegetariana publicado originalmente na Inglaterra e com uma versão portuguesa que comprei nessa maravilhosa livraria paulista, na única vez em que lá estive. Acho que podemos dar a esse processo o nome de globalização.

Com o calor infernal e ininterrupto que que anda fazendo por aqui, estava para fazer esse gelado há quase um mês, mas sempre acontecia alguma coisa com as frutas que comprava para essa receita e eu era obrigada a fazer o sacrifício de comer as mangas. Hihihi. No domingo, não dei chance para o azar, ataquei as frutas e preparei essa refrescante sobremesa. A receita é simplérrima e muito, muito leve, não vão açúcar nem gordura. Aliás, como não tem gordura, a textura do gelado não fica cremosa como a dos sorvetes industrializados, então é bom tirar do freezer um pouco antes de servir. Foi o que fiz, porque deixei o meu para o dia seguinte.

Gelado de manga e laranja

Ingredientes
2 mangas
Caldo de 1 laranja
1 colher (chá) de casca de laranja raspada
15 ml (1 colher de sopa) de cointreau (opcional)
1 clara de ovo batida

Como fazer
Pele as mangas e separe a polpa do caroço. Coloque a polpa da manga, o caldo,a raspa da laranja e o cointreau num liquidificador e bata até obter uma massa homogênea. Transfira para um recipiente e deixe no congelador por 1 ou 2 horas.
Retire do congelador e liquidifique até se desfazer.
Bata a clara de ovo em neve e misture com a massa de frutos. Volte a congelar durante 2 a 3 horas.

******
Observações: não uso raspa de casca de nada que não seja orgânico e a minha laranja (usei laranja lima) não era. Também não usei o cointreau, porque não o tinha em casa. Fiz o gelado sem esses dois ingredientes e gostei assim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário