terça-feira, 6 de março de 2007

Filés de peixe ao forno

Encontrei essa receita em um livro de cozinha saudável que comprei recentemente. Foi a única que testei até agora, ainda preciso estudar o livro com calma, mas se achar que foi mesmo uma boa aquisição, depois comento sobre ele aqui. Adoro tomate e cebola e gostei bastante desse molho super simples, as duas mudanças que fiz foram substituir a páprica, que eu não tinha, por alecrim e acrescentar champignon. Acho que o prato só não ficou mais saboroso porque usei filés de pescada daqueles que a gente compra congelados no supermercado e peixe fresco é sempre muito melhor.

Filés de peixe ao forno

Ingredientes
4 filés de peixe
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola picada
2 colheres (chá) de farinha de trigo
2 tomates picados
Sal
1 colher (sopa) de vinagre
1 pitada de páprica
Champignon
1/2 limão cortado em rodelas

Como fazer
Preaqueça o forno a 180ºC.
Enxugue o peixe em papel absorvente e coloque-o em uma forma refratária ligeiramente untada.
Derreta a manteiga ou margarina em uma frigideira e junte a cebola. Frite até amolecer. Retire do fogo, adicione a farinha, mexendo sempre, e leve de volta ao fogo. Acrescente os tomates, sal, o vinagre, os champignons e a páprica e mexa bem. Despeje essa mistura sobre o peixe. Cubra a forma com papel-alumínio e asse por 15 a 20 minutos ou até que o peixe amoleça. Sirva guarnecido com rodelas de limão.
Usei o forno convencional, mas o livro também traz instruções para quem preferir o microondas: cozinhe o peixe por 6 a 7 minutos em potência máxima ou até que amoleça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário