quinta-feira, 8 de março de 2007

Caçarola de atum

Murphy anda meio gamado em mim por esses dias. Desde o fim de semana estou tentando preparar a minha receita para o rei da quinzena do Colher de Tacho e sempre acontece algo para atrapalhar. Tinha prometido a mim mesma que de ontem não passaria, mas fiquei presa em um engarrafamento monstro na volta do trabalho e lá se foi a minha programação. Justo ontem que eu não tinha nadica de nada pronto para o jantar... O que me salvou é que eu já estava com a intenção de preparar esse prato, que, assim como os filés de peixe ao forno, também tirei do livro de cozinha saudável comprado recentemente.

Uma coisa que tem me chamado a atenção em livros que levam os adjetivos "saudável" e "vegetariano" no título é que vários trazem receitas com ingredientes que não são exatamente o que entendo por integrantes desses universos. Essa caçarola, por exemplo, leva um pacote de sopa de cogumelos (!). Fora esse porém, gostei do prato, me salvou num dia em que eu precisava de um jantar rápido e ficou gostoso. Estava tão estressada e sem tempo que nem inventei moda, segui a receita praticamente à risca, apenas substituindo a sopa de cogumelos por sopa de queijo, porque não encontrei a primeira, e usando duas xícaras de farfale no lugar de uma de talharim.

Caçarola de atum

Ingredientes
125 g de queijo fresco ou ricota (usei ricota)
1 pacote de sopa de cogumelos (usei sopa de queijo)
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de talharim cozido (usei 2 de farfale)
1 cebola picada
1 colher (chá) de mostarda
1 lata de atum ao natural
Farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo ralado

Como fazer
Preaqueça o forno a 180ºC.
Misture o queijo, o pó para sopa e o leite até formar uma massa uniforme. Mexa enquanto acrescenta o talharim cozido, a cebola, a mostarda e o atum. Coloque em forma refratária (untei levemente). Cubra com farinha de rosca e salpique o queijo ralado. Asse durante 30 minutos. Sirva como entrada ou prato principal.

Para quem preferir usar o microondas: este prato pode ser preparado no microondas, levando de 10 a 12 minutos em potência máxima e depois dourado no forno antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário