terça-feira, 13 de março de 2007

Migas de Broa de Milho com Grelos e Feijão Frade

Haverá muita gente a fazer estas migas. Eu devo dizer que são o meu acompanhamento favorito. Acho que podia comer isto todos os dias a todas as refeições e não enjoaria. Infelizmente não há grelos (de nabo) todo o ano, e sem os grelinhos não são a mesma coisa.
Ás vezes faço com couve cortada para caldo verde. Também fica bom, mas não é a mesma coisa!
Eu sirvo este acompanhamente com quase tudo: a acompanhar um churrasco, com bacalhau assado, com polvo à lagareiro, com febras ou costeletas, ou entrecosto na brasa, ou carne assada... enfim, o que acharem que vai bem!
Aprendi com a minha mãe e avó, e há muito que se fazem em nossa casa. Hoje partilho-a com voçês.

Ingredientes:

Grelos de nabo (se não encontrarem ou não for altura, couve de caldo verde resolve)
Feijão frade previamente demolhado (se quiserem usem de lata!)
broa de milho (eu uso broa do Museu do Pão, de Seia, que se encontra à venda nos hipermercados)
Azeite
alho

Preparação:

Começe por cozer os grelos e o feijão frade, separadamente em água temperada de sal.
Entretanto esfarele a broa com ou sem a côdea (eu gosto de sentir a textura mais dura da broa, mas deixo ao critério de cada um) e reserve.
Pique os dentes de alho bem miúdos e leve a aquecer juntamente com o azeite no fogão ou no microondas. (Atenção: é só para aquecer o azeite com o alho para este libertar o seu aroma, não é para o alho fritar)
Assim que os grelos e o feijão estiverem cozidos escorra-os separadamente, guardando um pouco da água de cozedura dos grelos.
Pique os grelos grosseiramente e junte-os à mistura de azeite e alho. Misture a broa esfarelada e o feijão frade escorrido. Misture bem.
Junte agora um pouco da água de cozer os grelos, de modo a que as migas fiquem ligadas, e mais ou menos secas conforme o gosto. (Eu gosto das minhas mais para o secas).
Sirva como acompanhamento com carne ou peixe!

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário