segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Queques de maçã e arando


Andava super curiosa em relação aos arandos (vulgarmente conhecidos por cranberries) e quando vi a receita de queques da Marizé ainda fiquei mais curiosa em relação aos mesmos. Perguntei-lhe logo onde os havia encontrado. A simpática e atenciosa Pipoka que viu o meu comentário no blog da marizé, respondeu à minha pergunta e ofereceu-se para me comprar um pacote já que aqui na minha zona não havia. Resumindo: a Pipoka comprou o pacote e a Marizé fez com que ele me chegasse às mãos.
Já com o pacote em casa, restava saber onde iria empregar os tão famosos arandos. Tanto a Marizé como a Pipoka haviam feito queques e eu deixei-me ir na onda... fiz queques também.
Adorei poder provar aqueles frutos, de um sabor fantástico que não vos sei bem descrever e que me deixaram rendida logo à primeira prova. Os queques em si ficaram muito fofinhos e foram sem dúvida dos melhores que já fiz.

Ingredientes:
1 ovo
¼ de chávena de chá de açúcar
¾ de chávena de chá de leite
¼ de chávena de chá de óleo
2 chávenas de chá de farinha
2 c. de chá de fermento em pó
½ c. de chá de sal
1 c. de chá de canela em pó
1 maçã tipo Granny Smith
1 chávena de chá de arandos secos (cranberries)

Preparação:
Numa tigela junte o ovo, o leite, o óleo, e o açúcar. Numa outra tigela, combine a farinha com o fermento, o sal e a canela. Vá adicionando esta mistura ao preparado do ovo, gradualmente e mexendo bem. Mexa só o suficiente até estar bem ligado, não é necessário mexer muito.
Descasque a maçã, corte-a em pedaços pequenos e junte-a à massa assim como os arandos. Divida a massa por forminhas de muffins e leve ao forno moderado a cozer durante 20 a 25 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário