sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Cheesecake de Iogurte com Frutos Silvestres

Gosto muito de inventar na cozinha, mas quando toca a doces e sobremesas sou daquelas pessoas que segue as recitas quase à risca.
Há uns tempos fiquei incumbida de levar umas sobremesas para um jantar. Fiz uma sobremesa, mas o M. achou pouco e pediu-me para fazer outra. Tive de inventar com o que tinha em casa, pois já não havia tempo para compras. O resultado foi este Cheesecake de Iogurte, que fez as delícias de todos os presentes, de tal forma que quase todos me pediram a receita.
Tive de escrever, à medida que me lembrava dos passos que tinha feito.
Entretanto, soube de quem já a fez, com os mesmos resultados e sucesso.
Voltei também eu a fazer e partilho-a aqui!

Ingredientes:

1 pacote de bolacha Maria
100 gr de manteiga sem sal
150 gr de frutos silvestres congelados
200 ml de natas
4 folhas de gelatina
2 iogurtes naturais
açúcar q.b.

Preparação:

Comece por preparar o molho de frutos silvestres. Leve ao lume um tacho com os frutos silvestres ainda congelados, um pouco de água (50 ml) e açúcar a gosto (75 gr).
Deixe ferver tudo em lume brando até a mistura ficar com a consistência de doce. Passe com a varinha mágica e deixe arrefecer.
Rale depois a bolacha Maria e junte a manteiga amolecida. Forre o fundo de uma tarteira com forma de mola com este preparado e reserve.
Bata 200 ml de natas com açúcar a gosto. Quando estiverem bem firmes junte 2 iogurtes naturais e 3 folhas de gelatina previamente demolhadas e derretidas.
Coloque a mistura das natas na forma sobre a bolacha Maria e, sobre isto, deite a calda de frutos silvestres já fria, à qual previamente misturou uma folha de gelatina previamente demolhada e depois desfeita num pouco de água fervente.
(Na primeira versão desta sobremesa, optei por não juntar a gelatina à mistura de frutos silvestres e, depois de a colocar sobre a mistura das natas e iogurte, misturar grosseiramente com um garfo, de modo a ficar com um efeito marmoreado. É indiferente o modo de apresentação - o sabor é o mesmo!)
Leve ao frigorífico a prender e sirva bem frio.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário