sábado, 8 de março de 2008

Bifes de perú com laranja acompanhados de massa com molho pesto de manjericão

Vi esta receita num revista de culinária e achei a mistura dos ingredientes muito interessante, decidi experimentar para ver como ficava e deliciei-me...

Ingredientes:
6 bifes de perú
100g de manteiga
farinha q.b.
2 laranjas
sumo de 2 laranjas
1 dl de vinho branco
brandy q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Tempere os bifes de perú com sal e pimenta. Passe-os por farinha. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga e deixe-a derreter. Descasque as laranjas, corte-as às rodelas e junte-as à manteiga e deixe-as cozinhar um pouco. Retire e reserve-as num local quente. Coloque os bifes na frigideira e aloure-os de ambos os lados. Regue-os com o vinho branco e deixe evaporar. Adicione depois o sumo das laranjas, deixe cozinhar até engrossar um pouco. Junte depois aos bifes, as rodelas de laranja reservadas, regue com brandy, deixe aquecer em lume alto, incline a frigideira e deixe flamejar. Quando a chama apagar, disponha os bifes num prato de servir e sirva-os com as rodelas de laranja e o molho.

Acompanhei com massa com molho pesto de manjericão.

Ingredientes:
3 dentes de alho
50g de pinhões ou nozes (usei nozes)
50g de queijo parmesão ralado
1 ramo de manjericão
1 dl de azeite
sal e pimenta q.b.
massa esparguete

Preparação:
Descasque os dentes de alho, deite-os no copo da varinha mágica, junte as nozes, o queijo ralado, o ramo de manjericão e reduza a puré. Vá juntando o azeite em fio a pouco e pouco, até obter um molho espesso e tempere com sal e pimenta. Reserve.
Coza a massa em bastante água a ferver com um pouco de sal, até esta ficar "al-dente". Escorra-a e coloque-a no recepiente em que vai servir. Misture com o molho preparado e sirva de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário