quarta-feira, 19 de março de 2008

Tarte de peixe e batata


Ingredientes:
750g de peixe (usei pescada e maruca)
12 camarões
3,5dl de leite
3,5dl de caldo de peixe
75g de manteiga
3 chalotas cortadas em rodelas finas
2 dentes de alho picados
80g de farinha
sumo de meio limão
1 c. sopa de cebolinho picado
4 batatas
manteiga derretida q.b.
1 rolo de massa folhada de compra
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coza o peixe num tacho com água e sal. No fim da cozedura, reserve 3,5dl de caldo. Arranje o peixe, tirando-lhe as peles e espinhas e desfie em lascas grandes. Reserve. Coza os camarões em água e sal, escorra, tire-lhes as cabeças e a casca e corte em pedaços pequenos. Reserve.
Aqueça o leite juntamente com o caldo de peixe até começar a ferver. Retire do lume e mantenha quente.
Derreta a manteiga numa frigideira grande em lume médio, junte as chalotas e os dentes de alho. Cozinhe até a cebola ficar tenra. Adicione a farinha e cozinhe por 2 minutos em lume muito brando mexendo sempre. Junte aos poucos o caldo quente, mexendo constantemente até obter uma mistura suave. Junte o sumo de limão e tempere de sal e pimenta. Retire do lume e adicione o peixe e o camarão, junte o cebolinho e mexa bem. Ajuste o tempero se achar necessário.
Forre o fundo de uma tarteira previamente untada com manteiga com a massa folhada e deite por cima o preparado do peixe.
Descasque as batatas e corte-as em rodelas muito finas. Coloque-as numa só camada por cima da mistura do peixe. Pincele com manteiga derretida e tempere com um pouco de sal. Leve ao forno por 30 minutos ou até as batatas estarem douradas e tenras. Sirva acompanhado de uma boa salada.

Aproveito para vos desejar a todos os que passarem por aqui uma Páscoa Feliz!!
Vou de viagem hoje à tarde para umas mini férias a passear pelo norte do país e voltarei à cozinha na segunda feira. Até lá muitos beijinhos para todos e Boa Páscoa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário