segunda-feira, 31 de março de 2008

Bolo de laranja


É um bolo bem simples de fazer e que quase todas as pessoas têm uma ou mais receitas do mesmo. Refiro-me pois ao bolo de laranja.
Esta receita tirei de um livro de cozinha da minha mãe muito antigo que se chama Tesouro das Cozinheiras. É um livro bem antigo mesmo, desde os tempos de solteira dela e que tem a capa azul já bem gasta... É uma verdadeira enciclopédia de cozinha com mais de mil páginas. De vez em quando vou lá "roubar-lhe" umas receitinhas e desta vez foi o bolo de laranja que acabei por fazer para o lanche de ontem.

Ingredientes:
5 ovos
250g de açúcar
250g de manteiga
250g de farinha
10g de fermento em pó
1 laranja (sumo e raspa)

Calda:
Sumo de uma laranja

Cobertura:
sumo de meia laranja
açúcar em pó q.b.

Preparação:
Bata muito bem o açúcar com a manteiga cortada em pedaços até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma e batendo bem entre cada adição. Adicione a raspa e o sumo da laranja e mexa bem. Bata as claras em castelo bem firme e junte-as ao preparado anterior, alternando com a farinha misturada com o fermento. Leve ao forno a cozer numa forma de buraco previamente untada e polvilhada com farinha. Depois de cozido, desenforme o bolo ainda quente, e por cima deite o sumo de uma laranja.
Para a calda: bata o sumo da meia laranja com açúcar em pó suficiente até obter um preparado grosso e brilhante e com ele cubra todo o bolo. Deixe secar e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário