terça-feira, 11 de março de 2008

Bolo de chocolate com avelãs e molho toffee


Um bolo simples de fazer e que fica delicioso. Como não leva farinha, fica com uma consistência tipo mousse e é perfeito para finalizar uma boa refeição. O molho toffee dá um toque especial...

Ingredientes:
6 ovos
185g de manteiga
raspa de 1 laranja
100g de açúcar amarelo
200g de chocolate em barra
150g de avelãs raladas

Molho toffee:
130g de açúcar amarelo
2dl de natas
30g de manteiga

Preparação:
Parta a manteiga em pedaços para uma tigela, junte a raspa da casca da laranja e o açúcar amarelo. Bata até obter um creme. Vá adicionando as gemas, uma a uma e sem parar de bater.
Parta o chocolate em pedaços pequenos e derreta-o em banho - maria. Junte à mistura anterior, mexendo sempre até o creme ficar homogéneo. Adicione as avelãs e misture bem. Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as delicadamente no preparado anterior. Deite a massa numa forma de mola com cerca de 22 cm de diâmetro previamente untada e leve a cozer em forno moderado durante cerca de 40 minutos.
Entretanto prepare o molho toffee, misturando o açúcar com as natas e levando ao lume até ferver um pouco, mexendo sempre. Retire do lume e adicione a manteiga cortada em pedaços, mexendo sempre até esta se dissolver. Deixe arrefecer.
Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer dentro da forma. Quando estiver quase frio cubra com parte do molho preparado. Deixe arrefecer o bolo completamente, retire o aro da forma e coloque o bolo no prato de servir. Sirva com o restante molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário