quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Trufas de Chocolate

Andava para fazer trufas de chocolate à imenso tempo, mas adiava sempre para outra altura com receio que fossem muito complicadas de fazer.
Afinal é a coisa mais simples do mundo, e são ideais para servir juntamente com um cafezinho.
Creio que partindo desta receita base, se podem fazer as mais diversas combinações de aromas e de chocolates. É só pôr a imaginação a trabalhar.
Bom fim de semana!

Ingredientes para cerca de 20 trufas:

100ml de natas
200gr de chocolate negro da melhor qualidade que conseguirem arranjar
1 colher de sopa de licor - opcional (eu usei licor de natas e café)
cacau em pó

Preparação:

Parta o chocolate em pedacinhos e coloque-o numa taça.
Leve as natas ao lume muto brando e, asim que começarem a ferver retire-as do lume e verta-as sobre o chocolate partido em pedaços. Junte o licor, cubra com película aderente e deixe ficar 10 minutos.
Ao fim desse tempo, retire a película e e mexa bem até ficar com uma consistência cremosa. Deixe repousar mais 15 minutos.
Coloque depois a mistura de chocolate numa travessa ou prato, de modo a que fique bem espalhado e arrefeça e solidifique mais rapidamente. Cubra com película aderente e leve ao frigorífico um mínimo de 30 minutos, ou até conseguir moldar as trufas.
Com uma colher, molde trufas do tamanho de pequenas bolas. Assim que estiverem moldadas coloque no frigorífico mais 10 minutos para ficarem mais firmes.
Role depois as trufas em cacau em pó.
Sirva-as de imediato, ou guarde-as no frigorífico, dentro de uma caixa fechada, tendo então o cuidado de as voltar a passar pelo cacau em pó antes de as servir.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário