sexta-feira, 24 de abril de 2009

Arroz Doce com Leite de Côco e Canela

Andava há que tempos para pôr em prática esta versão de arroz doce.
Li algures, e não sei se é mito ou realidade, que o arroz doce, apesar de se pensar que é de tradição portuguesa é, na realidade originário da India, e que foi mais uma das importações dos portugueses.
A apoiar esta origem oriental desta sobremesa temos alguns pontos fundamentais: o uso da canela, uma especiaria oriental a que nós não tinhamos acesso, e a utilização do arroz e de leite de côco, os alimentos em maior abundância na India.
Sendo assim, os portugueses teriam importado esta sobremesa e adaptado aos ingredientes que tinham. Arroz também cá havia, a canela já eles traziam e, como por cá não havia leite de côco, facilmente se substituía por leite de vaca ou ovelha. E depois acrescentámos o limão, e os ovos em algumas regiões.
Verdadeira ou não é uma versão curiosa da origem do arroz doce, e que me deixou com vontade de experimentar. E ficou delicioso. Eu pessoalmente prefiro esta versão!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 chávena chá de arroz carolino
água
1 pau de canela
100gr de açúcar
1 lata pequena de leite de côco

Preparação:

Leve uma panela com água ao lume e deixe ferver. Assim que levantar fervura junte o pau de canela e o arroz e deixe cozer em lume brando 15 minutos. Retire do lume e escorra o arroz.
Coloque o arroz novamente num tacho, junte o açúcar e metade do leite de côco e o pau de canela. Deixe cozinhar em lume brando, acrescentando o leite de côco à medida que o arroz for secando, e mexendo de vez em quando. Está pronto quando o arroz estiver cremoso e bem cozido.
Retire então do lume e coloque em tacinhas individuais e polvilhe com canela.
Sirva fresco.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário