terça-feira, 21 de abril de 2009

Polenta Grelhada com Molho de Salsichas e Tomate

Uma refeição simples e de estilo italiano. Apesar de a polenta ser agora considerado artigo Gourmet, as tradicionais papas de milho sempre foram consideradas, em Portugal e na Itália comida de pobre. Quem não conhece as papas de carolo, que não é nada mais nada menos do que farinha de milho cozida em leite com casca de limão e açúcar e aromatizada com canela? Ou o milho frito que acompanha as espetadas madeirenses? Ou as papas de milho salgadas comidas com carne de porco no Alentejo?
Leiam também aqui, onde a minha amiga Marizé fala da tradição portuguesa da farinha de milho.
Como podem ver os portugueses já comem gourmet (e "polenta"!) há muito tempo.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 salsichas frescas
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 lata de tomate pelado
1/2 copo de vinho branco
2 colheres de sopa de polpa de tomate
tomilho
sal e pimenta q.b.
azeite
8 colheres de sopa de polenta instantânea (coze em apenas 5 minutos)
500ml de água

Preparação:

Pique a cebola e o dente de alho e refogue-os ligeiramente com um pouco de azeite. Acrescente depois o tomate pelado previamente partido em pequenos pedaços e a polpa de tomate. Tempere com sal, pimenta e o tomilho seco. Refresque com o vinho branco e deixe ferver 10 minutos em lume brando.
Acrescente depois as salsichas frescas previamente partidas em pedaços e deixe cozinhar em lume brando até as salsichas estarem cozinhadas e o molho espesso.
Entretanto prepare a polenta. Leve a água ao lume temperada de sal. Assim que levantar fervura acrescente a polenta e mexa. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos até a polenta estar cremosa.
Retire do lume e coloque a polenta num tabuleiro rectangular e deixe arrefecer.
Assim que estiver fria, corte-a em quadrados. Leve depois um grelhador anti aderente ao lume e deite-lhe um fio de azeite. Assim que estiver quente grelhe a polenta de ambos os lados até ficar com as marcas do grelhador.
Sirva a polenta grelhada com o molho de tomate e salsichas por cima, e um fio de azeite, se desejar.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário