domingo, 26 de abril de 2009

Caracóis doces


Massa:
1 copo de leite morno (235ml)
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
4 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
3 1/2 copos de farinha de trigo
10 gramas de fermento de padeiro fresco (cerca de 1/3 de embalagem de 25g)

Recheio:
1 chávena (chá) de doce de ovos
1 chávena (chá) de amêndoas moídas
1 chávena (chá) de frutas cristalizadas picadas

Doce de ovos:
6 gemas
6 colheres (sopa) de açúcar
12 colheres (sopa) de leite

Num tacho deixe ferver o leite. Mexa bem as gemas com o açúcar numa tigela e vá juntando algumas colheres de leite a ferver, mexendo sempre para não talhar. Adicione ao restante leite que ficou no tacho e deixe engrossar um pouco em lume brando e mexendo sempre.

Coloque os ingredientes na máquina pela ordem mencionada (esfarelei o fermento por cima da farinha). Seleccione o programa "Massa" (1h30m) e ligue a máquina. Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina e sove-a sobre uma superfície polvilhada com farinha. Deixe-a descansar 15 minutos, cobrindo-a com um pano.
Depois desse tempo de repouso, com a ajuda de um rolo, abra a massa em forma de um rectângulo de aproximadamente 35cm por 25cm.
Espalhe o doce de ovos na massa, cubra com as frutas cristalizadas e as amêndoas moídas.Enrole a massa tipo torta, a partir do lado maior e, com uma faca, corte em 12 rolinhos. Disponha os rolinhos numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha, cubra-a e deixe crescer em um local quente até dobrar de tamanho, por 30 minutos. Leve a cozer ao forno, pré-aquecido, cerca de 20 a 25 minutos, até dourar. Quando retirar do forno pincele com geleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário