segunda-feira, 20 de abril de 2009

Torta Rocambole de Chocolate com Merengues

Sábado a noite, nada melhor que reunir-se com amigos. Agora, além da boa companhia, imaginem adicionar a isto, chocolate, castanhas e merengue num único doce, que a partir de um rocambole, pode ser apresentado em forma de torta. Foi esta a opção sobremesa de um jantar muito caloroso que fizemos.
.
Na casa da minha amiga Sofia, Eduardo e ainda na companhia de Pepe e Matilde, amigos que antes eram virtuais, passaram ser reais e agora já os considero como da família, as panelas foram por minha conta e risco. E como sei que todos gostam de chocolate, apostei nesta idéia e acho que o pessoal gostou.
.
Uma combinação de diferentes texturas e bem simples de se fazer, está aí minha dica de doce da semana.
.
Torta Rocambole de Chocolate com Merengues

Para o Pionono (pão de ló)
10 ovos
10 colheres de sopa de trigo
10 colheres de sopa de açúcar
02 colheres de sopa de fermento em pó
.
Bata os ovos ate que estejam bem volumosos e espumados, adicione o açúcar aos poucos continue batendo, peneire o trigo com o fermento e com a batedeira desligada, vá adicionando aos poucos os secos, mexendo de baixo para cima a mistura. Asse em formo pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 20 minutos, ou ate que esteja dourado.
Ganache de Chocolate
500g de chocolate meio amargo derretido
395g de leite condensado
200g de creme de leite
.
Misture tudo muito bem e leve para gelar.
.
Recheio
200ml de chantilly batido
150g de castanhas caramelizadas
.
Misture e aplique.
.
Cobertura
01 pacote de Merengues
Merengue Italiano ou Chantilly batido
Montagem
Divida a massa do pionono em duas partes iguais e recheie com o ganache de chocolate. Enrole dois rocamboles e leve para gelar. Depois de gelados corte em fatias de um 1 cm(aproximadamente) de grossura.
.
Em uma assadeira de aro removível, comece a montagem da torta, fazendo uma camada de fatias de rocambole no fundo, e nas laterais da fôrma também. Coloque o recheio de chantilly e castanhas, alguns merengues quebrados, coloque mais umas fatias de rocambole para fechar a torta e decore com merengues e merengue italiano ou chantilly.
Dica Anita:
Pode comprar o pionono pronto numa padaria de qualidade, isto facilitará ainda mais seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário