segunda-feira, 13 de abril de 2009

Hamburgers Gratinados com Molho de Cogumelos

Gosto de fazer hamburguers em casa. É raro comprar hamburguers pré feitos e congelados. Gosto de escolher a carne e pedir para picar. E depois chegar a casa e fazer hamburguers que normalmente congelo, e utilizo depois conforme as necessidades, naqueles dias em que a hora de jantar já chegou e não temos tempo para grandes refeições.
Na quinta-feira passada, foi um desses dias. Sendo quinta-feira santa fui à missa, ao fim do dia para a celebração da Ceia do Senhor. Normalmente as coisas nestes dias atrasam sempre mais. Cheguei a casa e eram quase 21h horas. Houve tempo para preparar uns simples hamburguers que ficaram muito saborosos.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 hamburguers caseiros (receita aqui)
100gr de cogumelos frescos ou congelados
100ml de natas magras, de soja ou normais
4 colheres de sopa de queijo ralado
alho em pó
1 colher de sopa de azeite.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Ligue o forno e assim que estiver quente introduza os hamburguers previamente dispostos num pirex.
Entretanto, numa frigideira larga aqueça o azeite com o alho em pó. Junte os cogumelos laminados e deixe cozinhar em lume brando até toda a água que se vai formando ter evaporado.
Adicione depois as natas e tempere de sal e pimenta.
Assim que levantar fervura desligue e, com a varinha mágica triture a mistura de cogumelos natas, mas sem ficar uma mistura muito homogénea.
Quando os hamburguers ficarem dourados de um lado vire e deixe cozinhar do outro lado. Assim que estiverem quase cozinhados cubra cada hamburguer com 1 colher de sopa de queijo ralado e depois com o molho de cogumelos.
Deixe gratinar e o molho espessar um pouco.
Sirva com massa ou arroz.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário