quinta-feira, 16 de abril de 2009

(Espécie de) Almôndegas de Carne de Porco

Fui roubar esta receita a um folheto do Continente, daqueles que agora trazem os preços e a que chamam 'Receitas em Conta'. Fiquei muito entusiasmada por ir fazer almôndegas com as minhas próprias mãos pela primeira vez na minha vida. Até fui comprar um chouriço e salsa toda empolgada com a ideia de os picar e de no 'fim' envolver tudo e poder dizer "fui eu que fiz estas almôndegas do início ao fim!" mas os planos saíram-me mal... Tão mal que nem fotografei o resultado final... Nas fotos vêem-se as bolas muito bem feitas mas não se vê o resultado no final do cozinhado... Devo ter-me enganado em qualquer coisa porque no tacho as almôndegas desfizeram-se e assim jantámos uma carne picada muito saborosa com puré de batata ao invés das 'super' almôndegas... Fiquei mesmo chateada porque estava empolgada com todo este processo manual... Mas adiante! O que importa é que a carne estava muito saborosa.

Deixo-vos a receita original e o conselho de não colocarem tanto vinho na mistura pois creio que foi esse o motivo causador das minhas almôndegas 'desaparecerem'...



Ingredientes para 4 pessoas:

  • 400 gr de carne picada de porco,
  • 50 gr de chouriço de carne,
  • 10 gr de salsa,
  • 1 ovo,
  • 2 cl de vinho branco,
  • sal e pimenta branca q.b.,
  • 100 gr de farinha,
  • 50 gr de pão ralado,
  • 1 dl de óleo,
  • 1 cebola pequena,
  • 100 gr de tomate pelado.
Preparação (40 minutos):
  • Pique o chouriço. a cebola e a salsa e junte à carne,
  • Junte ainda o ovo inteiro, o vinho branco e depois de tudo misturado tempere com sal e pimenta,
  • Com as mãos polvilhadas de farinha, molde o preparado em bolas,
  • Passe-as depois por farinha,
  • Leve ao lume o óleo com cebola picada, deixe alourar e junte o tomate pelado,
  • Deixe estufar um pouco. Refresque com o vinho branco e coloque as almôndegas,
  • Deixe-as cozinhar durante 20 minutes em lume muito brando. Se achar que tem pouco molho, junte um pouco de água a ferver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário