terça-feira, 23 de outubro de 2007

FEIJOADA COMPLETA


FEIJOADA COMPLETA
Ingredientes:

1 kg a 1,5 kg de feijão preto
2 lingüiças
4 paios ou mais
1 kg de costela de porco salgada
(se for defumada, melhor)
1kg de carne de porco salgado
(se for lombo, melhor)
1 pés de porco salgado
1 orelha salgada
2 rabos salgados
1 kg de carne seca(ou carne de sol)
2 línguas de porco salgada
3 pedaços médios de bacon
alho a vontade
folhas de louro se gostar
1 laranja descascada (sem a parte branca e sem sementes)
2 maços de couve cortada bem fininha
farinha de mandioca flocada(tipo bijou)
pimenta dedo de moça
tomates e cebolas
salsinha e cebolinha

Modo de fazer:
Coloque todas as carnes para dessalgar de véspera, trocando de tempos em tempos a água.

Lave e coloque o feijão de molho por uma a duas horas. Dê uma aferventada em todos ingredientes, com exceção do paio, linguiça calabreza e paio e jogue fora a água (tirando assim parte da gordura).

Leve para cozinhar, provavelmente em duas panelas grandes de pressão, o feijão com a água do molho, as carnes, um pedaço do bacon picado grosseiramente, as linguiças e os paios, cozinhando junto o sabor é melhor.

Se tiver uma daquelas panelas grandes de barro use, senão, numa panela grande frite o outro pedaço do bacon cortado bem pequenininho, alhos amassadinhos e coloque o feijão com as carnes cozidas, se necessário use duas panelas, adicione pimenta dedo de moça a gosto e se necessário mais água, deixe ir apurando em fogo baixo, se necessário vá retirando a espuma que forma por cima. Quando estiver apurado o caldo coloque a salsinha e cebolinha picados. Pronto! Sirva com arroz branco, bem soltinho.
Se preferir separar as carnes, faça-o, mas o melhor da feijoada é estar tudo junto!

Molho: As cebolas e tomates devem ser picados em quadradinhos bem pequenininhos, com salsinha, pimenta, tempere-os com limão azeite e sal, na hora de servir coloque caldo de feijão e sirva numa molheira à parte.

Couve: Pique a terceira parte do bacon, frite-os numa frigideira grande, quando estiverem tostados passe rapidamente a couve cortada fininha com cebolas e alho, somente para murchar(o famoso susto da couve hehe) com pouco sal.

Sirva com uma farinha de mandioca crua, se encontrar a flocada tipo bijou é mais gostosa.

Caipirinha: Coloque em um copo grande ou coqueteleira dois limões taiti (ou outro + sem sementes) cortados em rodelas, por cima duas ou três colheres de açúcar; soque bem, adicione gelo até o topo e complete com uma pinga(cachaça) de boa qualidade, balance, pronto! Sirva antes da feijoada.

Obs.: Fazendo deste jeito, não fica uma feijoada super gorda, mas se notar que está gordurosa, coloque a laranja descascada sem pele e sem sementes quando estiver apurando a feijoada.

Sirva à parte um molho de pimenta bem forte, sempre gostam e também com laranjas descascadas, caso gostem.

As quantidades de feijão e de carnes, vai ao seu gosto pela quantidade que deseja fazer, hoje em dia temos o privilégio de comprar pedaços pequenos de cada ingrediente. O paio sempre coloco bastante porque é o mais procurado.

bom apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário