terça-feira, 4 de março de 2008

Risotto de ervilhas


Ai está o meu primeiro risotto! Já há algum tempo que andava para fazer, tenho visto tantas variedades em tantos blogs que visito diariamente que estava curiosa para experimentar. Embarquei na procura de uma receita que fosse fácil para a minha primeira experiência para que o resultado final não fosse desastroso, encontrei esta no site da Vaqueiro e decidi fazê-la.
Ficou muito cremoso e gostei bastante. Vou fazer mais vezes esta receita e vou procurar mais receitas de risotto porque agora fiquei verdadeiramente apaixonada.

Ingredientes:
1 cebola picada finamente
100g de manteiga
200g de ervilhas congeladas
200g de arroz para risotto
tomilho
1 cubo de caldo de galinha
7 dl de água a ferver
1dl de vinho branco
70g de queijo parmesão
sal
pimenta preta

Preparação:
Leve a cebola picada ao lume num tacho com 80g de manteiga. Quando a cebola começar a alourar, adicione as ervilhas, tape e deixe suar durante 5 minutos. Junte o arroz, mexa e deixe-o fritar durante cerca de 5 minutos, mexendo .
Entretanto dissolva o caldo de galinha na água a ferver. Junte o vinho ao arroz, mexa bem, junte um pé de tomilho e vá adicionando caldo de galinha, a pouco e pouco e à medida que o arroz for absorvendo o líquido. Vá mexendo sempre até esgotar o caldo e o arroz estar cozido, o que deve demorar mais ou menos 30 minutos.
No final, junte a restante manteiga (20g) e metade do queijo parmesão, rectifique o sal se achar necessário.
Deite o arroz no prato onde vai servir, salpique com o restante queijo, algumas folhas de tomilho e pimenta moída na altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário