segunda-feira, 21 de abril de 2008

Batatas recheadas


Para variar aos habituais acompanhamentos e porque este fim de semana estava com paciência e calma, decidi fazer estas batatas recheadas. Dão um pouco de trabalho mas valem a pena pois o resultado final é fantástico.

Ingredientes:
4 batatas grandes, lisas e quase iguais
1 c. de sobremesa de manteiga
2 c. sopa de leite
1 gema
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
queijo ralado q.b.
manteiga q.b.

Preparação:
Lave as batatas com a casca, enxugue-as num pano, unte-as todas à volta com manteiga e leve-as ao forno a assar durante mais ou menos 40 minutos. Estarão prontas quando por fora estiverem um pouco rijas e por dentro um pouco moles. Não as deixe assar demasiado para que depois não se partam.
Tire-as do forno, corte-as ao meio no sentido do comprimento e com uma colher de chá retire-lhes a polpa mas deixando um pouco nos bordos das batatas.
Amasse a polpa que tirou com a manteiga, o leite, o sal, pimenta, noz moscada e a gema. Leve ao lume mexendo sempre para ligar os ingredientes. Retire e encha as cavidades das batatas com este recheio, arrume-as num prato de pirex, regue-as com manteiga derretida suficiente, polvilhe-as com queijo ralado e leve ao forno até estas gratinarem. Sirva com molho de tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário