segunda-feira, 14 de abril de 2008

Tarte à l'érable


Esta tarte fabulosa, é mais uma das receitas que tirei do blog da querida Fabrícia. Esta tarte leva o tal xarope de ácer (maple syrup) que tanto me tinha deixado curiosa. Foi um dinheiro bem gasto sem dúvida nenhuma.
Querida Fabrícia obrigada pelas receitas, adorei as duas, tanto os pudins como esta tarte. De mencionar que a tarte ficou tão boa que desapareceu em menos de nada, assim como o xarope que só deu para duas receitas...

Ingredientes:

massa:
1 chávena de chá farinha (eu achei necessidade de colocar mais um pouco)
1 c. sopa de açúcar
1 pitada de sal
1/3 de chávena de chá de manteiga cortada aos pedaços
1 ovo
1 c. sopa de água fria

Recheio:
3 c. sopa de farinha maizena (amido de milho)
3 c. sopa de água
1 1/2 chávena de chá de xarope de ácer (maple syrup)
60 ml (1/4 de chávena de chá) de natas
1 ovo levemente batido
2 c. sopa de manteiga

Preparação:
Massa: Misture a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga e misture bem. Junte o ovo e a água e bata bem até obter uma massa bem homogénea. Abra a massa numa forma de tarte com 23cm de diâmetro, cobra com folha de alumínio e por cima coloque feijão seco ou um peso para assar tartes. Leve ao forno pré aquecido durante 10 minutos. Retire o papel de alumínio e os feijões e volte a levar ao forno até dourar a massa. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o recheio: Numa panela dissolva a farinha maizena com a água. Acrescente o xarope de ácer, as natas e o ovo. Misture bem e leve ao lume mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, acrescente a manteiga e mexa até que esta derreta. Coloque o recheio sobre a massa de tarte e leve ao frigorífico durante pelo menos 3 horas. Sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário