segunda-feira, 7 de abril de 2008

Pouding-chômeur, uma delícia do Québec


Desde que vi no blog da nossa querida Fabrícia as receitas com o maple syrup (xarope de ácer) que fiquei super curiosa em relação ao mesmo mas pensei que aqui em Portugal não houvesse. A sempre simpática Marizé viu através de um comentário que eu tinha deixado no blog da Fabrícia, que eu andava à procura do dito xarope e disse-me logo onde poderia encontrar. Digam lá se ela não é uma querida? Que boa vizinha que eu tenho! Para quem não sabe vivemos a menos de 20km uma da outra...
Como é óbvio fui logo a correr comprar o tal xarope, assustei-me um bocadinho com o preço porque achei realmente caro (para terem uma idéia uma lata de 500ml custa 26€), mas como estava tão curiosa decidi comprar na mesma e não me arrependo.

Para começar as minhas experiências com o xarope, a primeira receita que fiz foi o pouding-chômeur que tal como a Fabrícia nos diz, é uma especialidade do Québec. Vão aqui para ficarem a saber mais um pouco sobre o pouding e sobre o maple syrup.

Ingredientes:
540 ml de maple syrup (xarope de ácer)
540 ml de creme fraîche (usei um pacote de natas com 2 colheres de sopa de leite)
125 ml (meia chávena de chá) de manteiga na temperatura ambiente
250 ml (1 chávena de chá) de açúcar (usei açúcar mascavado escuro)
2 ovos
500 ml (2 chávenas de chá) de farinha
10 ml (2 c. chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
125 ml (meia chávena de chá) de leite

Preparação:
Colocar numa panela o xarope de ácer com as natas e levar ao lume até ferver. Deixe ferver durante 3 a 4 minutos. Retire do lume e reserve.
Entretanto bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, um a um, e bata durante 2 minutos. Misture a farinha com o fermento e o sal e vá adicionando à mistura dos ovos, alternando com o leite. Colocar este preparado em forminhas pequenas individuais refractárias. Cobrir com a mistura do xarope e natas e leve ao forno pré aquecido a 200º C, durante 20 minutos aproximadamente.

Notas:
- O pouding também pode ser assado numa forma grande, eu fiz em forminhas pequeninas porque achei que ficaria mais gracioso.
- A Fabrícia dá a dica de colocar algumas framboesas frescas por cima do primeiro preparado e antes de colocar o xarope com as natas. Eu não tinha framboesas e então coloquei pequenos pedaços de maçã e achei que combinou bem.
- Assim como a Fabrícia, eu também só fiz metade da receita acima indicada e mesmo assim rendeu 5 tacinhas.
Este pouding é um pouco doce mas vale mesmo a pena experimentar pois é uma delícia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário