sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Bolo da D. Lurdes


A D. Lurdes era uma senhora que tinha um restaurante mesmo ao lado da casa da minha Avó. Eram vizinhas e também amigas. E também partilhavam receitas. Esta uma uma delas. Segundo a minha avó este era um bolo que a D. Lurdes fazia muitas vezes (não sei se para o restaurante, se para a família) e que rendia muito - e fica mesmo um bolo bastante grande.Apesar de a D. Lurdes já ter morrido há alguns anos e de, depois da minha avó esta receita já ter passado também para mim, continuo sempre a lembrar-me da D. Lurdes de cada vez que faço este bolo. E por isso é assim que lhe chamo, o bolo da D. Lurdes!

Ingredientes:

500g de açúcar
6 ovos
400g de farinha
10 clh sopa de leite
250g de margarina
1clh sobremesa de fermento
raspa da casca de 1 laranja
Geleia de marmelo
Maçãs


Preparação:

Bate-se a margarina com o açúcar, depois as gemas, o leite, a raspa da laranja, a farinha e o fermento, e, por fim, as claras em castelo. Põe-se o preparado num tabuleiro bem untado e polvilhado. Por cima da massa colocam-se rodelas de maçã sem caroço nem casca, até todo a massa estar coberta. Leva-se ao forno. Depois de cozido, unta-se o bolo com a geleia aquecida para derreter.
Pessoalmente gosto de servir este bolo já partido aos quadrados!
Bom Apetite!


NOTA: Esta receita dá um bolo muito grande. Metade da receita dá um bolo de tamanho normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário