quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Gelado de Bolacha Maria

Continuo a usar a minha máquina de gelados com alguma frequência. Depois de ter ouvido a minha colega de trabalho P. a dizer que costumava juntar bolacha Maria picada nos gelados, surgiu-me de imediato a ideia de fazer um gelado de Bolacha Maria.
A apresentação foi sugerida por este blogue, cheio de coisas boas, mas podem servir normalmente, em bolas.

Ingredientes:


1 pacote de bolacha maria
200ml de nata
400ml de leite
1 colher sopa de aroma de baunilha



Preparação:

Pique finamente a bolacha Maria.
Leve ao lume o leite, as natas e o aroma de baunilha. Assim que levantar fervura desligue e junte a bolacha maria mexendo bem. Se vir que fica muito preso, junte um pouco mais de leite.
Deixe arrefecer.
Se tiver a máquina de gelados, proceda de acordo com as instruções do fabricante. No meu caso é deixar ficar a mistura no frigorífico de um dia para o outro, ou algumas horas, e só depois colocar na máquina cuja cuba foi previamente refrigerada.
Se não tiver máquina, assim que a retirar a mistura do lume, coloque num recipiente e deixe arrefecer um pouco. Leve depois ao congelador e, de hora a hora, bata a mistura com um garfo, ou batedeira ou vara de arames. Repita a esta operação quantas vezes as necessárias até a mistura apresentar a textura e cremosidade característica do gelado. (Bater a mistura serve para quebrar os cristais de gelo que se vão formando, e é essencial para formar o gelado!)
Pode depois servir em bolas ou, colocar um pouco de gelado entre duas bolachas Maria ajustando bem, e depois rolar sobre drageias coloridas. Podem guardar assim no congelador!



Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário