terça-feira, 1 de abril de 2008

Gelado com Doce de Ovos

Esta sobremesa lembra-me as festas de anos: as minhas, as da minha irmã, as da P. e do P., as da RP e da JP, as do JC .... quando brincávamos ao quarto escuro, e ao "mata", e ao "stop", e tinhamos a mesa recheada de pães de leite com queijo e fiambre, gelatinas, sumos Tang, bolos e bolinhos, mousse de chocolate, frango de churrasco e batatas fritas e pipocas ... As festas de anos dos miúdos do prédio 245 da Rua C.S.!
A receita é da F., madrinha da minha irmã e mãe de uma das minhas melhores amigas, a P. - e nas festas de anos dela e do irmão, havia sempre este gelado! Era "a" sobremesa!
Também fiz para os anos do M.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
6 folhas de gelatina
200gr de bolacha maria
caramelo líquido
10 gemas
10 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Comece por preparar o doce de ovos: Leve um tacho ao lume com as gemas e o açúcar, e deixe engrossar, tendo o cuidado de ir mexendo sempre para não agarrar. Reserve.
Entretanto bata as natas até estas ficarem firmes, adicione o leite condensado e as folhas de gelatina previamente derretidas.
Unte uma forma de bolo inglês com um pouco de óleo e começe a montar o gelado.
Começe por uma camada de bolacha, depois creme de natas, doce de ovos, bolacha ralada e caramelo líquido. Repita com mais uma camada de natas, doce de ovos, bolacha e caramelo, e termine com uma camada de natas.
Cubra com papel de alumínio e leve ao congelador.
Quinze minutos antes de servir retire do congelador e desenforme.
Sirva cortado em fatias.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário