sexta-feira, 6 de junho de 2008

Enrolado de merengue com maracujá


Maracujá é uma das frutas pelas quais sou completamente apaixonada. Aquele sabor entre o doce e o amargo é algo que me deixa completamente fascinada, adoro!
Esta receita vi na revista Blue Cooking do mês de Março e assim que pude coloquei-a em prática, só vos posso dizer que é algo do outro mundo. É daquelas tortas que nos deleitam a cada garfada que damos...

Ingredientes:
6 claras de ovo
300g de açúcar
1 c. de chá de vinagre de vinho branco
2 c. de chá de farinha maizena
200ml de natas
3 maracujás
açúcar q.b.

Preparação:
Bata as claras em castelo, adicione-lhes o açúcar e continue a bater até obter um merengue brilhante e espesso. Incorpore delicadamente o vinagre e a farinha maizena. Deite o preparado para um tabuleiro previamente untado com manteiga e forrado a papel vegetal e leve ao forno durante aproximadamente 15 minutos ou até começar a dourar. Apague o forno e deixe a torta ficar lá até estar quase fria, tendo o cuidado para deixar o forno entreaberto. Retire do forno e deite sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com bastante açúcar.
Entretanto, corte os maracujás ao meio, retire-lhes a polpa e coloque num robô de cozinha. Bata brevemente. Bata as natas até ficarem firmes e adicione-lhes a polpa dos maracujás. Quem quiser pode juntar também as sementes, mas eu passei a mistura por um passador de rede para separar a polpa das sementes e só coloquei a polpa nas natas.
Estando o merengue completamente frio, espalhe a mistura das natas por cima do mesmo, mas não deixe chegar até às bordas. Com a ajuda do papel vegetal que está por baixo, enrole o merengue. Transfira para um prato de servir e decore com as cascas dos maracujás.


Notas:
  • A receita original só pedia 3 claras de ovo mas eu achei que ficaria uma torta pequena por isso dupliquei todos os ingredientes para obter uma torta maior.
  • Ao transferir a torta para o prato de servir, fi-lo com o papel vegetal pois se o tirasse a torta iria partir-se já que é de uma consistência frágil e depois recortei o excedente de papel, daí verem um pouquinho do papel na foto por baixo da torta :)
  • Na hora de servir a torta, coloquei-lhe de ambos os lados algumas das sementes dos maracujás para lhe dar outra graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário