sexta-feira, 3 de abril de 2009

Bolo de Profiteroles

Como não podia deixar de ser, aqui fica o Bolo de Aniversário do M.
Foi talvez o bolo mais trabalhoso que já fiz, mas o resultado acaba por compensar, e todos gostaram do aspecto e do sabor.
A ideia original não é minha. No restaurante em que o M, normalmente almoça, servem este bolo para sobremesa, e desde que o provou que me falava neste bolo, e em como era bom. Depois de eu também provar o bolo e confirmar a maravilha que é, tinha de me aventurar a fazê-lo. E nada como o preparar para o aniversário do M.

Ingredientes:

Bolo:
125g de manteiga
1 tablete de chocolate culinária (200g)
250g de açúcar
100g de farinha
1clh chá de fermento em pó
6 ovos

Profiteroles:
5dl de água
150g de margarina
1 casca de limão
1 pitada de sal
240g de farinha
6 ovos

Creme de Ovos:
8 gemas
175ml de leite
150 gr de açúcar
1 colher de sobremesa de farinha

Recheio de Natas:
200ml de Natas para bater
100gr de açúcar em pó

Molho de Chocolate:
100gr de chocolate de culinária
4 colheres de sopa de leite

Preparação:
Comece por preparar os profiteroles. Deite num tacho com fundo espesso a água com a margarina, a casca de limão e o sal.Leve ao lume e quando a água ferver adicione a farinha de uma só vez. Retire do lume e bata bem. Leve novamente ao lume para secar a massa, mexendo sempre até formar uma bola que se separe das paredes do tacho.Retire do calor e deixe arrefecer um pouco. Deite agora os ovos, um de cada vez batendo bem (de preferência usando uma batedeira, pois é uma tarefa um bocadinho difícil, principalmente de o fizermos à mão). O ovo seguinte só deverá ser adicionado depois do anterior ter sido totalmente absorvido.
Continue a bater até a massa obter brilho. Sobre um tabuleiro untado e com um saco de pasteleiro disponha a massa em montinhos. (Eu uso uma colher de chá em vez do saco de pasteleiro)Leve a cozer em forno quente 10 minutos e depois reduza o calor para médio e deixe a massa secar com a porta do forno entreaberta. A massa estará cozida quando deixando cair um bolinho este faça um som seco. Deixe arrefecer.
Entretanto prepare o bolo. Derreta o chocolate juntamente com as 125 g de margarina em banho-maria.Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Misture-lhes o chocolate e a margarina derretidas, a farinha previamente misturada com o fermento e as claras batidas em castelo mexendo sempre. Ponha o preparado numa forma sem buraco untada e polvilhada com farinha (eu usei uma forma rectangular, mas podem usar redonda) e leve a cozer cerca de 25 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Enqunato o bolo coze, vá preparando o creme de ovos. Bata as gemas com o açúcar e a farinha e junte, aos poucos e poucos o leite. Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Coloque o bolo no prato de servir e cubra-o com o doce de ovos, por cima e dos lados também, reservando um pouco para a decoração final.
Bata depois as natas com o açúcar em pó até obter um chantily firme. Com uma tesoura abra os profiteroles ao meio sem os separar. Recheie cada um dos profiteroles com um pouco de natas batidas, e vá-os colocando sobre o bolo de modo a que todo o bolo fique coberto de profiteroles.
Decore os boraquinhos deixados pelos profiteroles com o restante doce de ovos.
Derreta o chocolate com o leite até ficar uma mistura homogénea e brilhante e, com a ajuda de uma colher, deite sobre os profiteroles.
Guarde no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário