quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Costela bovina braseada

“Prepare-se: você vai comer um dos melhores pratos de sua vida!” Foi esta a frase que ouvi quando comi este prato certa vez, no interior da França. E não é que foi mesmo. É um pouco trabalhoso, é prato de fim semana com a família ou com amigos. Pois ambos, são para sempre, assim, devem sem muito bem cuidados.

INGREDIENTES:
6 tiras de costela de boi bem carnuda com 6 cm de largura
¼ de xícara de óleo
3 cenouras cortadas em rodelas de 2 cm
1 cebola grande em pedaços de 2 cm
6 cebolas roxas picadas
15 dentes de alho cortadas ao meio no comprimento
15 pimentas do reino pretas quebradas
¼ de xícara de tomate pelado
¼ de xícara de farinha de trigo
2 garrafas de vinho Cabernet Sauvignon (ou outro bom vinho tinto)
4 taças de vinho do Porto
5 xícaras de caldo de carne
sal grosso e pimenta do reino preta moída na hora

Bouquet Garni:
1 fatia grossa de toucinho defumado
2 galhos de alecrim fresco
2 folhas de louro
2 talos de salsão

MODO DE PREPARO:
Prepare o Bouquet Garni. Estenda a fatia de toucinho e coloque dentro o alecrim, o louro e o salsão. Enrole e amarre com barbante.
Salgue a carne e moa pimenta por cima de cada peça. Aqueça sua maior panela (totalmente de metal para que possa ir ao forno) e coloque óleo. Quando estiver bem quente coloque a carne e doure de todos os lados. Se não couberem todos, faça em dois ou três lotes. Retire e reserve.
Derrame o excesso de gordura se houver. Volte ao fogo e coloque tudo na panela: cenoura, cebola, cebola roxa, alho, e pimenta quebrada. Doure tudo.
Abaixe o fogo e junte a farinha e mexa bem. Coloque o Bouquet Garni, o vinho tinto e o Porto. Mexa bem para soltar o fundo e cozinhe para que reduza para uma terça parte.
Coloque as costelas de volta a panela com os ossos na vertical. Junte o caldo de carne e o tomate. Cubra a panela com folha de aliminio e coloque no forno a 140º C por umas 3 horas até que a carne fique macia.
Prepare o molho. Tire a carne da panela (com cuidado para que o ossos não caiam da carne). Coe bem o caldo com uma peneira com pano dentro. Jogue fora todos os sólidos e volte o liquido filtrado para uma panela. Cozinhe até que se reduza a terça parte. Leva mais ou menos 1 hora.
Sirva a carne bem quente (pode ser aquecido em microondas coberto com filme) coberto com uma boa colherada do molho fervendo.

Acompanhe com um bom purê de batata ou polenta mole.

Serve 6 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário