sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Croissants Doces

Enganam-se os que pensam que estes são daqueles croissants super leves e fofinhos que se desfazem na boca a cada dentada.
Apesar de também serem muito saborosos, esta "espécie" de croissants é mais robusta e grosseira. Isto deve-se ao tipo de massa utilizada, que leva pouca manteiga e nenhum ovo. Mas são muito práticos de preparar e são optimos ainda mornos para um lanche de fim de semana.

Ingredientes para 4 croissants:

150 ml de leite morno + 2 colheres de sopa para o glacê
1 saqueta de fermento granulado (usei Vahiné)
8 colheres de sopa de açúcar + 2 colheres para o glacê
2 chávenas (230ml) de farinha sem fermento
60gr de manteiga
1 limão

Preparação:

No robot de cozinha com a pá de plástico, ou na batedeira com a opção de gancho, misture a farinha com o fermento. Adicione depois a manteiga, o leite morno, o açucar e a raspar da casca do limão. Bata tudo na máquina durante alguns minutois até a massa formar uma bola. (Poderá ser necessário juntar um pouco mais de farinha ou de líquido.)
Coloque depois a mistura numa tigela e tape com papel aderente e coloque num local quente e deixe levedar cerca de 1 hora.
Aqueça depois o forno a 180ºC e forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.
Ponha a massa na banca da cozinha previamente polvilhada com farinha e estenda a massa de modo a formar um circulo e corte-o depois em 4 triangulos.
Enrole cada triangulo começando na parte mais larga e terminando na mais fina de modo a formar um croisants e coloque-os no tabuleiro. Pincele com o glacê feito com 2 colheres de sopa de leite, 2 de açúcar e o sumo do limão e deixe levedar mais 30 minutos longe das correntes de ar.
Leve ao forno por 30 a 40 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno e pincele com o restante glacê.
Sirva mornos com compotas, queijo e fiambre ou simples.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário