quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A deliciosa polenta mole

A polenta é uma de minhas entradas prediletas e um de meus acompanhamentos prediletos. Aliás, e por que não, uma das melhores bases para pratos principais. A poleta é quente (em todos os sentidos!) parece um abraço de mãe.

Como entrada, pode ser preparado, e bem na hora de servir, apenas coberto por um pouco de queijo, por exemplo pecorino, um ótimo queijo de cabra italiano. Pode ser apresentado também recebendo uma porção de cogumelos refogados.
Como acompanhamento para ossobuco, assados de panela etc. combina melhor que tudo.
Como base para prato principal, prepare a polenta e por cima coloque, seus melhores picadinhos. Pode ser um ragú de pato (no blog tem um ótimo, desculpe a falta de modéstia), um gulash (também no blog) ou seu picadinho predileto.
Prepare a poleta colocando 5 vezes seu peso em água. Por exemplo para 500 g de poleta em pó, use 2 litros e meio de água, mas é claro que tem algumas dicas.

- Quanto melhor o caldo, melhor será a polenta. Use, ou melhor, faça um bom caldo de carnes ou de legumes antes de começar o preparo da polenta. Pode até ser um bom caldo feito com cascas de camarão.
- Coloque o caldo para ferver já com sal. Com uma mão vá colocando a farinha de milho (fubá) bem devagar e com a outra sempre mexendo. Um dos segredos da poleta é mexer sem parar. Cozinhe até que você não sinta a farinha dura e no final, coloque uma colherada (de sopa) de uma boa manteiga e sirva na hora.
- Se sobrar, deixe endurecer um pouco, corte em toletes, guarde na geladeira e frite no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário