sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Marmelada Branca

Amanhã na revista "nós", suplemento de fim de semana do Jornal "i", vão ser publicadas receitas de 12 blogues convidados para complementarem uma edição dedicada a "nós gulosos".
E é com muito orgulho que vejo os nossos blogues de culinária, feitos por não profissionais, por pessoas que gostam apenas de partilhar ideias, conhecimentos, experiência, sucessos e fracassos a terem um bocadinho de atenção nos meios de comunicação social portugueses. Porque somos muitos. Porque acho que contribuimos para divulgar a nossa gastronomia. Porque mostramos como se cozinha e o que se come diariamente em muitas casas portuguesas. Mas também porque partilhamos, divulgamos e ajudamos a criar o amor pelos tachos e panelas e a alegria de dividirmos o que cozinhamos, à volta de uma mesa, com todos os que nos são queridos. E fazemos tudo isto, enquanto vivemos as nossas vidas, as nossas famílias e as nossas profissões.
Podem apenas ser 12 os que serão publicados, mas para mim, representam todos os outros que também publicam regularmente e partilham com o mundo o seu talento.

E, como é altura de marmelos, uma receita de marmelada, diferente da dos outros anos.

Ingredientes:

marmelos
800gr de açúcar por cada quilo de polme
1.5dl de água por cada quilo de polme

Preparação:

Lavem-se bem os marmelos, descascam-se e cortam-se em pequenos pedaços para dentro de um alguidar cheio de água fria. (Se quiser fazer geleia guarde os caroços e veja aqui a receita).
Põe-se água a ferver numa panela e, assim que começar a ferver vão-se juntando os pedaços de marmelo. Deixam-se ferver com a panela fechada cerca de 15 minutos.
Escorrem-se depois os marmelos (pode usar depois esta água para ferver os caroços para fazer a geleia!) e esmagam-se com as mãos ou um pilão de madeira.
Pesa-se a polme de marmelos e por cada quilo coloca-se ao lume 800gr de açúcar e 1.5dl de água até formar o ponto de pérola.
Junta-se então a polpa dos marmelos e deixa-se ferver até o doce atingir o ponto de estrada.
Coloca-se então a marmelada em tacinhas e deixam-se a secar cobertas de papel vegetal previamente embebido em aguardente para ajudar o doce a conservar.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário