quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Lombo de Porco em Salmoura

Lembram-se desta receita? Feita com uma deliciosa oferta da Agricabaz? (Entretanto já recebi outra oferta que eu muito agradeço. E para quem quer os produtos biológicos entregues em casa façam o favor de ver aqui!)
Pois bem, voltei a utilizar o sal que tão gentilmente me enviaram para preparar este lombo cuja ideia retirei do blogue da Elvira.
Tirando o facto de necessitar de ficar na salmoura cerca de 1 semana, é uma receita muito simples de preparar e com um sabor delicioso e inconfundível. Apesar de eu ter preparado o meu lombo assado (e não ficou nada seco, mas sim bem suculento), podem também cozê-lo num caldo aromático.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 lombo de porco com cerca de 1 quilo
1/2 chávena (cap. total da chávena 230ml) de sal para grelhados (com alho, oregãos e alecrim)
1/2 chávena (cap. total da chávena 230ml) de sal picante para grelhados (também com piri-piri)
1/2 chávena (cap. total da chávena 230ml) de açúcar
2 folhas de louro
1 colher (chá) de grãos de pimenta preta
2 cravinhos
2 colheres de sopa de azeite
100ml de vinho branco

Preparação:

Numa taça de louça vidrada e com tampa coloque o sal, o açúcar, o louro, as pimentas e o cravinho. Coloque depois o lombo de porco e cubra com água fria. Tape e guarde no frigorífico entre 5 a 7 dias antes de cozinhar o lombo.
Quando for cozinhar o lombo coloque-o numa assadeira, regue com o azeite e o vinho branco e tape-o com papel de alumínio.
Leve a assar em forno quente (180ºC) durante 1h30. (Atenção que este lombo não fica com o aspecto douradinho que a carne assada costuma ter, mas é muito saboroso!)
Sirva com batatinhas assadas e legumes cozidos ou salada.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário