quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lascas de Bacalhau com Crocante de Broa

Este prato de bacalhau é mais uma daquelas coisas bastante simples de fazer, e que é ideal para um dia em que se tenha muito gente para alimentar, pois rende imenso.
Poderá não ser o problema de todas as pessoas, mas aqui em casa, de cada vez que há um jantar de aniversário, e se convidarmos só pais, avós, irmãos e cunhados, temos à mesa 16 pessoas. E depois há os que não comem carne de vaca, e os que não comem pato, os que não comem cabrito ou peru ou borrego e os que passam mal com natas, e os que detestam queijo, e os que não gostam de arroz de qualquer coisa ... E é difícil agradar a todos!
O bacalhau é normalmente consensual. Aqui a cozinheira gosta é de evitar as receitas de bacalhau que obrigam a fritar batatas para 16 pessoas. Há uns tempos lembrei-me de simplificar um outro prato de bacalhau com broa que costumo fazer, e foi isto que saiu.
Ainda não foi submetido a apreciação familiar, mas eu e o M. achamos que passará com distinção!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 broa de milho pequena
4 colheres de sopa de salsa picada
500gr de migas de bacalhau demolhadas (ou lascas de bacalhau cozinhado)
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de alho em pó
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Parta a broa em pequenos pedaços e pique-a no robot de cozinha de modo a ficar com umas migalhas grossas. Misture com a salsa picada, o alho em pó, pimenta e, se necessário umas pedrinhas de sal. Regue generosamente com azeite e misture bem com a colher de pau. Reserve.
Entretanto dê uma fervura prévia nas migas de bacalhau, retire e deixe escorrer.
Leve uma frigideira ao lume com azeite (seja generoso mais uma vez!) e junte os dentes de alho picados, bem como a cebola em meias luas fininhas. Acrescente a folha de louro e deixe alourar. Acrescente o bacalhau previamente aferventado, rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta.
Num prato que vá ao forno e à mesa, coloque metade da broa. Por cima coloque a cebolada de bacalhau e cubra com a restante broa.
Regue com um pouco mais de azeite e leve ao forno quente até a broa estar crocante.
Sirva de imediato com uma salada verde ou grelos cozidos se for altura deles.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário