quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Peito de peru assado


Ingredientes:
1 peito de peru
1 cebola
100g de bacon ou presunto em pedaços
1/2 colher de café de canela em pó
1 c. chá de tomilho fresco
manteiga q.b.
sal e pimenta q.b.

Marinada:
2 copos pequenos de vinho branco
1 cebola grande picada
2 folhas de louro
1 cenoura picada
2 c. sopa de vinagre
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Tempere o peru com sal e pimenta e coloque-o num saco de plástico grande (daqueles que servem para congelar os alimentos). Despeje no saco todos os ingredientes da marinada, amarre a boca do saco e coloque no frigorífico durante umas horas.
Retire o lombo da marinada e ponha num tabuleiro. Coe a marinada e reserve o líquido podendo mandar os outros ingredientes fora pois não vão servir para nada.
Numa frigideira com um pouco de óleo no fundo, leve o bacon a refogar até que fique crocante e acrescente a cebola picada. Deixe refogar. Retire do lume, junte o tomilho e a canela, tempere com um pouco de sal e pimenta e ponha por cima do lombo. Deite o líquido da marinada no tabuleiro e coloque nozinhas de manteiga sobre o peru. Leve ao forno a assar durante 1h30m. Retire e corte às fatias. Sirva com o molho.

Nota: Pode colocar o peru para marinar directamente no tabuleiro, mas no saco de plástico ele fica completamente envolto pela marinada e logo mais saboroso.
Esta receita atraiu-me pela variedade de ingredientes e por levar canela e não me desiludiu. Ficou uma autêntica maravilha, aqui em casa adorámos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário