segunda-feira, 26 de maio de 2008

Bolo de limão com sementes de papoila


Assim que vi esta receita no blog da querida Márcia, fiquei logo tentada a fazê-la porque adoro bolos com sabores cítricos e tinha e tenho aqui na despensa sementes de papoila às quais preciso de dar um rumo e como tal receitas que levem as mesmas são sempre bem-vindas. Tomei logo nota da receita deste bolo e assim que tive oportunidade, fi-lo. Fica muito fofinho.

Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
200g de manteiga à temperatura ambiente
3 chávenas de chá de farinha
4 c. de sopa de sementes de papoila
meia c. de chá de sal
raspa de meio limão
meia chávena de chá de leite integral (usei normal)
2 c. de sopa de sumo de limão
1 c. de sobremesa de fermento em pó

Xarope:
3 c. de sopa de açúcar
sumo de 1 limão

Preparação:
Bolo: Misture o sumo de limão com o leite e reserve. Peneire a farinha, o sal e o fermento em pó para uma tigela. Numa outra tigela bata a manteiga cortada em pedaços com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, um a um, e bata bem após cada adição. Junte as sementes de papoila e a raspa de limão. Acrescente metade da mistura do leite com o limão e bata mais um pouco. Adicione metade da mistura dos ingredientes secos e continue a bater. Repita este processo mais uma vez, batendo sempre em velocidade mínima.
Deite a massa numa forma de bolo inglês previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno moderado durante mais ou menos 30 a 40 minutos. Estando cozido, retire do forno, desenforme, ponha sobre o prato de servir e regue com o xarope (com o bolo ainda quente).

Xarope: Junte num tacho a açúcar com o sumo de limão e leve a lume brando até ferver e obter uma consistência de xarope.

Nota: Eu fiz só metade da receita indicada e o bolo ficou bem grande e preferi fazer um xarope para pôr por cima do bolo em vez da cobertura que a Márcia indicou na receita dela, porque aqui em casa a glace não é muito bem recebida... rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário