quarta-feira, 21 de maio de 2008

Gnocchi de batata e ervas aromáticas


Já há algum tempo que andava para fazer gnocchi mas ainda não tinha encontrado "aquela" receita que me tivesse chamado à atenção. Na semana passada, numa das minhas habituais idas às compras, passei pela parte dos livros de culinária e reparei nuns pequenos livrinhos cada um com o seu tema. Comprei três, um dos quais só com receitas de batata e lá vinha esta receita que pus logo em prática. Servi com molho de tomate e cenoura, muito bom.

Ingredientes:
gnocchi:
300g de batatas
ervas aromáticas (usei oregãos, hortelã, salsa, tomilho e manjericão)
1 gema de ovo
1 c. de chá de azeite
125g de farinha
sal e pimenta q.b.

molho:
2 c. de sopa de azeite
2 chalotas picadas
1 dente de alho esmagado
2 tomates maduros
1 cenoura média
2 c. de sopa de açúcar amarelo

Preparação:
Descasque as batatas, corte-as aos cubos e coza-as em água temperada de sal até estarem bem cozidas. Escorra e esmague-as com a ajuda de um garfo.
Transfira o puré de batata para uma superfície enfarinhada e faça uma cavidade no centro. Junte a gema, o azeite, as ervas aromáticas lavadas e picadas finamente, tempere de sal e pimenta, junte também um pouco de farinha e misture os ingredientes rapidamente. Junte o resto da farinha e envolva bem de modo a obter uma massa firme. Se necessário junte mais um pouco de farinha. Divida a massa em bolinhas pequenas.
Coza os gnocchi num tacho grande e largo em água temperada de sal, durante 5 minutos ou até que venham à superfície. Escorra-os usando uma escumadeira e coloque num prato de servir aquecido.
Molho: Coloque num tacho o azeite, as chalotas e o dente de alho e deixe refogar. Junte os tomates descascados e cortados aos cubos, a cenoura também descascada e cortada em pequenos pedaços e o açúcar. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 15 a 20 minutos, mexendo de vez em quando. Triture com a varinha mágica e deite sobre os gnocchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário