quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Bolo de pêra, noz pecã e especiarias

Pois é parece que o Outono veio mesmo para ficar. Sim eu sei que estamos na altura dele mas não é de todo a minha estação favorita. Claro que gosto de estar em casa a ouvir a chuva a cair lá fora mas eu e o frio não nos damos muito bem. Desta estação o que mais me agrada são os serões passados à volta da lareira, as castanhas assadas, as batatas doces e a fruta da época. Este bolo que hoje vos apresento, é perfeito para um desses agradáveis serões. Para degustar em boa companhia e com bela chávena de chá.

Ingredientes:
3 ovos
115g de açúcar amarelo
115g de manteiga
225g de farinha
1 c. de sobremesa de fermento em pó
50ml de leite
50g de nozes pecã picadas
sementes de 2 vagens de cardamomo
1 c. de chá de canela em pó
1 c. de sopa de sementes de papoila
5 pêras maduras mas rijas
4 c. de chá de mel
nozes pecã q.b



Preparação:
Numa tigela bata a manteiga e o açúcar até obter um creme. Gradualmente junte os ovos, batendo bem entre cada adição. Peneire a farinha juntamente com o fermento em pó e vá juntando aos poucos à mistura anterior, alternando com o leite. Junte as sementes de cardamomo moídas, a canela em pó, as sementes de papoila e as nozes pecã. Descasque e corte em pedaços pequenos 2 pêras e junte-as à massa, envolvendo. Deite o preparado numa forma redonda previamente untada e forrada a papel vegetal. Alise a superfície, fazendo um pequeno buraco no centro.
Descasque as restantes pêras e corte-as em meias-luas. Disponha-as por cima da massa de maneira a cobri-la. No centro deite alguns pedaços e também metades de nozes pecã. Leve a cozer em forno moderado durante aproximadamente 30 a 40 minutos. Retire, desenforme e pincele enquanto quente com o mel aquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário